quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Resenha Silêncio de Richelli Mead

Oi!!

Gente, terminei de ler o livro, e que livro! Eu não havia lido nem um livro desta autora e gostei, realmente gostei da história, e da forma como ela conduziu o livro. Quando eu comecei a ler o livro confesso que eu tive duvidas em relação ao livro, se eu realmente iria terminar de ler, mas o que começou calmo, manso e um pouco sem sal me surpreendeu.

Foto: Capa Livro Silêncio
 O livro conta a história de Fei que mora em um vilarejo isolado no topo de uma montanha, com sua irmã Zhang Jing, elas são aprendiz de artesão. Todos no vilarejo são surdos e alguns estão perdendo a visão e Fei se preocupa com sua irmã, que já não consegue mais pintar as telas com a mesma precisão de antes, ela também esta perdendo a visão, e poderá ser expulsa do programa de aprendiz. Todos no vilarejo são divididos em hierarquia social, os artesãos e aprendizes são os mais respeitados, também tem os mineradores e os cegos que viraram mendigos e sobrevivem com esmolas. Fei tenta ajudar sua irmã com as pinturas para que não percebam que ela esta perdendo a visão,  o que por enquanto está dando certo, mas me pergunto, até quando ela conseguiria fazer todos aqueles malabarismos para ajudar sua irmã?

Fei e Zhang Jing eram de uma classe social de mineradores, mas como Fei era muito talentosa com pinturas, ela foi chamada para ser uma aprendiz de artesão e aceito o cargo juntamente com sua irmã, elas eram órfãs e viram uma oportunidade de subir de classe social. O povoado não pode plantar para o sustento dos habitantes pois estão presos no topo da montanha e as terras são inférteis, então eles fizeram um acordo com o povoado da encosta da montanha, eles mandavam minérios para baixo, e o povoado de baixo mandava alimentos, que sustentava todos os habitantes.

Fei desde criança era apaixonada por Li Wei um minerador, mas depois que Fei aceitou o cargo de aprendiz ela foi prometida para outro aprendiz Sheng. Os habitantes do povoado só poderiam casar com alguém semelhante a sua classe social, então o amor que Fei sentia por Li Wei era proibido. Li Wei era considerado pelos anciões um baderneiro. Como muitos dos mineradores estavam ficando cegos, a extração de minérios estava diminuindo e consequentemente as provisões de alimentos também vinha diminuindo cada vez mais.

Fei milagrosamente recuperou a audição, mas não tinha coragem de contar a ninguém do povoado. o pai de Li Wei estava como a irmã de Fei perdendo a visão, mas insistia em trabalhar na mina pois todos precisavam. Um dia como sua visão estava debilitada ele não viu um aviso de desmoronamento e acabou morrendo, Li Wei decidi então descer a montanha para conversar com o Guardião dos cabos, e Fei vai ajuda-lo a descer a montanha já que ela pode ouvir e será de extrema importância com os desmoronamentos que ocorrem na montanha.

O livro é narrado em primeira pessoa por Fei, ele é muito detalhado podemos nos imaginar vivendo no povoado de Fei, sentindo as mesmas emoções que Fei sentiu quando recuperou sua audição. Como havia dito antes a principio eu achei o livro tedioso, mas me surpreendi com a história, a escritora é realmente muito boa, ela consegue te envolver com o livro, nos faz acreditar que ela mesma já viveu nestes lugares pelas riquezas de detalhes que ela nos apresenta.

Foto: oblogdamari.com
Outro ponto que me apaixonou, foi o amor proibido entre Fei e Li Wei, ambos lutaram para afastar tais sentimentos, viviam vidas diferentes. Mas apesar de tudo sempre se amaram, mesmo não podendo ficar juntos. Fei é decidida, corajosa, dedicada e protetora mas acima de tudo determinada. A autora Richelle Mead é muito conhecida por seu sucesso Academia de Vampiros. Neste livro ela usou algumas referências da mitologia chinesa, durante o desenrolar da história, mas este fato fica evidente no final, onde podemos entender os acontecimentos que são ligados a história do povoado de Fei.

Gostei muito do livro, recomendo que leiam para saber como termina a história de Fei e Li Wei e o seu povoado, quero que experimentem as emoções que o livro proporciona para nós leitores. Para mim foi maravilhoso conhecer o trabalho desta autora e estou ansiosa para ler outros livros dela.

0 comentários:

Postar um comentário